A placa miorelaxante é destinada aqueles pacientes que sofrem de "Bruxismo" ( que é o hábito de ranger ou apertar os dentes), que na maior parte dos casos provoca desgastes e fraturas nos dentes, além de poder provocar dores nos dentes, ATM, pescoço, ombros, coluna vertebral e cefaléias periódicas que podem ser bastante intensas. Geralmente são usadas durante o sono, mas em alguns casos podem ser usadas durante todo o dia. São feitas de resina acrílica e precisa de manutenções e acompanhamento periódico.
O fator emocional pode influenciar de maneira decisiva no sucesso do tratamento.
Indicada para tratamento dos distúrbios articulares (ATM) e musculares que envolve o sistema mastigatório, é necessária a utilização de placas interoclusais rígidas, suas características mais importantes são a resistência e a mutabilidade.
Resistência para manter a estabilidade dos contatos dentais. A mutabilidade permite, depois da acrilização ajustes por remoção ou acréscimo de material, a fim de devolver estabilidade mandibular após prováveis alterações do seu posicionamento.
A placa visa criar, de uma forma artificial, os requisitos de posicionamento dental ideal para o paciente que, por uma ou outra razão (perda de dentes, ou má posicionamento), não os atinge com os seus dentes na posição que estão. Promovendo assim, um descanso da musculatura e alivia trações e compressões sobre os tecidos articulares - ATM (Articulação Temporo-Mandibular), que fica próximo aos ouvidos, aliviando assim dores de cabeça, estalados, ruídos de areia. Essa posição é aceita, como a de início de tratamento ortodôntico ou restaurador protético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário